Podologia

PODOLOGIA

Podologia

A Podologia é a Ciência na área da Saúde que analisa e investiga o membro inferior e tem como objectivo o diagnóstico e a terapêutica das patalogias que afectam o pé e as suas repercussões no organismo humano.

O pé é uma estrutura complexa que inclui numerosas estruturas ósseas, musculares, tendinosas, vasculares e nervosas, está desenvolvido para desempenhar de forma indolor uma série e actividades físicas cujos fundamentos essenciais são o suporte do peso do organismo e a locomoção. Ele deverá ser sempre interpretado como a base do aparelho locomotor e devemos estar conscientes de que todas as alterações do pé terão enorme impacto na postura do individuo ao longo de toda a sua vida. Pequenas alterações vulgares, como queratopatias (calosidades), poderão ser um indicador de que o pé não esta normalmente funcional. É então crucial que o “ check-up” podológico faça parte dos exames  de rotina da criança e do adulto.

 

PODOLOGIA INFANTIL

O diagnóstico e o tratamento precoce do pé da criança é fundamental para assegurar um crescimento correcto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais. O crescimento e desenvolvimento do pé da criança deve ser acompanhado pelo Podologista, asse-gurando um tratamento especializado e personalizado.

PODOLOGIA GERIÁTRICA

PÉ DE RISCO

A área do pé de risco engloba varias situações patoló-gicas na qual o pé sofrerá consequências, o Pé Diabé-tico é o exemplo mais fulcral deste tipo de situação.  A diabetes traz consigo imensos problemas que compro-metem seriamente a saúde do pé, acrescentando-lhe um risco significativo no aparecimento de úlceras (feridas) e de amputações. A atenção e tratamento es-pecializado e criterioso dos pés dos diabéticos é es-sencial para evitar graves complicações.

 

 

As alterações não corrigidas, as múltiplas agressões e o processo cumulativo de algumas doenças trazem, ao longo da vida, consequências nefastas para o pé. Estas consequências são um enorme contributo para a diminuição da mobilidade, responsável por uma série de malefícios físicos, psíquicos e sociais. A intervenção da Podologia poderá recuperar a funcionalidade do pé e contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida na 3º idade.

 

PODOLOGIA DESPORTIVA

A prática desportiva é uma das formas mais  mara-vilhosas da comunicação do homem com a natureza e é essencial para manter o bem-estar físico e psíquico do indivíduo.

O estudo e tratamento preventivo do pé do desportista evita o aparecimento de algumas lesões e pode em certos casos cotribuir para a reabilitação das lesões instaladas. O tratamento podológico das lesões do pé provocadas pelo desporto é indispensável para pro-porcionar um melhor rendimento desportivo.

 

Podoantas - Clínica de Podologia,

Rua Prof. Correira de Araújo nº 656, 4200- 205 Porto

(Junto ao metro dos combatentes)

 

Tel.: 225 025 825 ou Tlm: 932 730 418

e_mail: clinicapodoantas@gmail.com

 

Copyright 2014. All Rights Reserved PODOANTAS                                                                                                                                                                                                                                     Design developed: NEWTALK  DESIGN

[ Ver mapa ]